Semana de Adaptação...

ADAPTAÇÃO ESCOLAR.
ü  OBJETIVOS:
- Familiarizar as crianças ao ambiente escolar e a rotina diária.
- Ampliar o vocabulário a partir de conversas e brincadeiras na rodinha.
- Desenvolver a expressão dos sentimentos e idéias em relação à escola, colegas e professores.

ü  01 dia
v  Recepcionar as crianças na sala com músicas infantis (som / cd), cumprimentar os pais ou responsáveis, tirando alguma dúvida se necessário.
v  Disponibilizar nas mesas da sala, brinquedos de encaixe, livros de histórias, massa de modelar, para que as crianças possam iniciar seu processo de socialização de maneira prazerosa. Para as que chegarem chorando, buscar tranqüilizá-las.
ROTINA: Rodinha, músicas do cotidiano das crianças, oração, como está o tempo? Quantos somos hoje?
v  Vamos nos apresentar.
Propor as crianças um música de apresentação – cada professor poderá adequar uma música de sua preferência para realização dessa atividade.
Exemplo de uma música:
COMO É O SEU NOME?  E O SEU COMO É?
        CUIDADO, POIS O JOGO VAI VIRAR E É VOCÊ QUEM VAI 
         FALAR.
      COMO É O SEU NOME?
ü  LANCHE / INTERVALO

v  Atividade: desenho livre em folha de papel de ofício, utilização de giz de cera. (1ª atividade diagnóstica)

v  Preparação para a saída – disponibilizar brinquedos nas mesas enquanto as crianças esperam os responsáveis.

v  As crianças receberão um pirulito na saída.


ü     02 dia
v  Acolhida com músicas e brinquedos nas mesas.

ROTINA: Rodinha, músicas do cotidiano das crianças, oração, como está o tempo? Quantos somos hoje? Calendário, hora da novidade.

v  Vamos nos apresentar.
Propor as crianças um música de apresentação – cada professor poderá adequar uma música de sua preferência para realização dessa atividade.
ü  Confecção do crachá – as crianças juntamente com a professora, irão confeccionar o crachá. Segue exemplo.
                                                                           

ü  LANCHE / INTERVALO

v  MOVIMENTANDO O CORPO: na sala do cineminha, ou na própria sala de aula, colocar dv`s onde as crianças possam danças e se movimentar livremente, favorecendo a coordenação dos grandes músculos e o equilíbrio corporal.
Sugestões: DVD de Xuxa ou Patati e Patatá. (o professor irá escolher o material ao seu gosto).
v  Preparação para a saída – disponibilizar massa de modelar enquanto as crianças esperam os responsáveis.

ü 
v  Recepcionar as crianças com brinquedos expostos nas mesas, deixando que cada um escolha o brinquedo de sua preferência.
ROTINA: Rodinha, músicas do cotidiano das crianças, oração, como está o tempo? Quantos somos hoje? Calendário, hora da novidade.
v  Roda de leitura: ____________________________________
Atividade sobre a história: desenho interpretativo dos personagens da história em cartaz coletivo.

ü  LANCHE / INTERVALO

v  Desenho livre utilizando a cor vermelha.

v  Preparação para a saída – disponibilizar livros de histórias enquanto as crianças esperam os responsáveis.

ü 
v  Recepcionar as crianças com livros de histórias expostos nas mesas.

ROTINA: Rodinha, músicas do cotidiano das crianças, oração, como está o tempo? Quantos somos hoje? Calendário, hora da novidade.

v  Um passeio pela escola: levar a turma para conhecer as dependências da escola, auditório, sala de leitura, sala de informática, cozinha, banheiros, secretaria.
v  Conversação na rodinha, sobre o que mais gostaram na nossa escola, o que acham dela, se é grande ou pequena etc.

v  Atividades corporais livres na área externa: estimular a capacidade de expressão corporal e controle dos movimentos do corpo através de músicas.

ü  LANCHE / INTERVALO
v  Atividade de artes: distribuir para a turma folhas de revista, para que possam rasgar e depois colar em folha de oficio. Expor as atividades na sala.
v  Preparação para a saída – disponibilizar brinquedos de montar enquanto as crianças esperam os responsáveis.
OBS: Solicitar aos responsáveis que a criança deverá trazer um brinquedo amanhã (13/02)


ü 
v  Recepcionar as crianças com música e brinquedos diversos expostos nas mesas.

ROTINA: Rodinha, músicas do cotidiano das crianças, oração, como está o tempo? Quantos somos hoje? Calendário, hora da novidade.

v  Desfile de brinquedos – organizar um desfile de brinquedos, cada criança irá desfilar com seu brinquedo e apresentá-lo a turma (estimulando a oralidade). Em seguida, deixar as crianças brincarem livremente com o seu brinquedo, estimular também a troca de brinquedos.
ü  LANCHE / INTERVALO

v  Hora do filme: iremos assistir a um filme que será escolhido pela turma.
v  Disponibilizar vários filmes infantis onde possamos fazer uma votação do melhor para assistir.
ü  Iremos oferecer pipoca durante o filme.
v  Preparação para a saída – cada criança levará para casa uma bexiga colorida.

 2 semana
OBJETIVO: Favorecer um ambiente rico em estímulos, onde a criança poderá conhecer e viver novas experiências, expressando seus pensamentos, sentimentos e emoções livremente.

  • Segunda – feira
ü  Receber as crianças e os pais alegremente, tirar dúvidas dos responsáveis em relação aos horários.
ü  Dispor na mesa brinquedos de montar, carrinhos, bonecas, massa de modelar, tampinhos e jogos. Deixar as crianças brincarem livremente, sempre observando.
ü  Acalentar as crianças que estão chorando.
ü  Preparação para o lanche.
ü  Atividade diagnóstica: desenho livre
ü  Quem quer brincar de cantar? Com o som e CDS infantis, propor que as crianças cantem as músicas conhecidas.
ü  Hora da saída – brinquedos na mesa enquanto as crianças esperam os responsáveis.
ü  Todas as crianças sairão com uma bola de assoprar.

  • Terça - feira
ü  Receber as crianças com muita música.
ü  Alguns jogos na mesa
ü  Propor uma rodinha no chão para conversa informal, utilizar um fantoche para apresentação, o fantoche passará por cada criança para que se expressem utilizando o mesmo.
ü  Acalentar as crianças que estão chorando
ü  Preparação para o lanche.
ü  Hora da história: contar a história de Chapeuzinho Vermelho
ü  Desenho interpretativo da história.
ü  Hora da saída – massa de modelar na mesa enquanto as crianças esperam os responsáveis.

  • Quarta – feira
ü  Receber as crianças com livros de história e brinquedos na mesa.
ü  Hora da rodinha para conversação, quem gostou da escola, e da história que a professora contou ontem?
ü  Atividade diagnóstica: percursos – fazer percursos diferentes no chão para que as crianças possam caminhar, o professor irá observar o equilíbrio, a lateralidade, a coordenação dos membros inferiores.
ü  Preparação para o lanche.
ü  Brincadeiras de roda.
ü  Hora da saída – jogos diversos na mesa enquanto as crianças esperam os responsáveis.
ü  Todas as crianças sairão com um pirulito

  • Quinta – feira /02/2010
ü  Receber as crianças com jogos de encaixe.
ü  Acalentar as crianças que estão chorando.
ü  Rodinha de conversação – como estou hoje? Apresentar carinhas com várias expressões para que um aluno de cada vez pegue a carinha e diga como está. Estimular a oralidade.
ü  Preparação para o lanche
ü  Cineminha: organizar a turma para assistir filmes infantis.
ü  Hora da saída – solicitar que cada criança traga um brinquedo amanhã.

  • Sexta – feira 
ü  Receber as crianças, dispor nas mesas livros de história.
ü  Propor uma rodinha: apresentação dos brinquedos trazidos, nome do brinquedo, tamanho, cor etc. Explorar noções de tamanho, cores, formas e quantidade.
ü  Preparação para o lanche.
ü  Desfile de brinquedos: organizar um desfile na sala
ü  Cartaz coletivo: cada criança irá desenhar seu brinquedo.
ü  Hora da saída – muita música para que as crianças possam dançar livremente.